Como as Construtechs estão se desenvolvendo no setor da construção civil

Desenvolvidas para solucionar os problemas da indústria da construção civil, as construtechs são startups que apostam no uso da tecnologia como fonte de recursos para atender as demandas de todas as empresas da cadeia da construção civil. Alternativas que utilizam drones, smartphones paragerenciamentos de diversas áreas da obra, auxiliam na contratação de mão de obra, na prospecção de terrenos e produzem até mesmo maquetes interativas e modelos 3D imersivos, estão sendo apresentadas ao setor.

“Existem construtechs surgindo para atender, praticamente, tudo. Porém, observo uma maior concentração para resolver problemas de canteiros de obras, talvez uma etapa mais complexa e com menor duração no ciclo do empreendimento, além de possibilitar soluções mais replicáveis”, afirma Luiz Henrique Ferreira, fundador da Inovatech Engenharia. O surgimento dessas construtechs promete melhorar questões como produtividade – extremamente baixa na indústria da construção civil; reduzir desperdícios de materiais; acelerar cronograma de obras, entre outros aspectos.

Vale ressaltar, que a ConstrutechVentures, primeiro venture builder do mundo focado nos setores da construção e imobiliário, elaborou um mapa para identificar e divulgar as Construtechs do Brasil. O mapeamento identificou mais de 250 startups trabalhando para o setor.